Confúcio 551 e 479 ac

 

Frases

Uma vez perguntaram a Confúcio:

- O que o surpreende mais na humanidade?

“Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro e depois perdem o dinheiro para a recuperar. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por não viver no presente nem no futuro. Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se não tivessem vivido…”


O homem de bem exige tudo de si próprio; o homem medíocre espera tudo dos outros. (Confúcio 551 e 479 ac )


”Não são as ervas más que sufocam a boa semente e sim a negligência do lavrador. (Confúcio 551 e 479 ac )


O homem superior atribui a culpa a si próprio; o homem comum aos outros. (Confúcio 551 e 479 ac )


“Se queres prever o futuro, estuda o passado.” (Confúcio 551 e 479 ac )


“Aja antes de falar e, portanto, fale de acordo com os seus atos.” (Confúcio 551 e 479 ac )


“Experiência é o pente que a vida nos dá quando já estamos carecas.” (Confúcio 551 e 479 ac )


“As palavras são a voz do coração.” (Confúcio 551 e 479 ac )


“Conhecimento real é saber a extensão da própria ignorância. (Confúcio 551 e 479 ac )


“Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha.” (Confúcio 551 e 479 ac )


“É preciso que o discípulo da sabedoria tenha o coração grande e corajoso. O fardo é pesado e a viagem longa.” (Confúcio 551 e 479 ac )


“De nada vale tentar ajudar aqueles que não ajudam a si mesmo.” (Confúcio 551 e 479 ac )


“Conta-me o teu passado e saberei o teu futuro.” (Confúcio 551 e 479 ac )


“Aprender a viver e saberás morrer bem.” (Confúcio 551 e 479 ac )


“Coloque a lealdade e a confiança acima de qualquer coisa; não te alies aos moralmente inferiores; não receies corrigir teus erros.” (Confúcio 551 e 479 ac )


“Para quê preocuparmo-nos com a morte? A vida tem tantos problemas que temos de resolver primeiro.” (Confúcio 551 e 479 ac )


“O homem que cometeu um erro e não o corrige está cometendo outro erro.” (Confúcio 551 e 479 ac ))


“Quando vier a prosperidade, não a use de uma vez.” (Confúcio 551 e 479 ac )


“Esquece as injúrias, mas jamais os benefícios.” (Confúcio 551 e 479 ac )


“Em todas as coisas, o sucesso depende de preparação prévia.” (Confúcio 551 e 479 ac )


“Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas.” (Confúcio 551 e 479 ac )


“Ver o bem e não fazê-lo é sinal de covardia.  “(Confúcio 551 e 479 ac )” (Confúcio 551 e 479 ac )


“Entre amigos as freqüentes censuras afastam a amizade.” (Confúcio 551 e 479 ac )”


“Até que o sol brilhe, acendemos uma vela na escuridão.” (Confúcio 551 e 479 ac )


“Onde quer que você vá, vá com todo o coração.” (Confúcio 551 e 479 ac )


“A honestidade, sem as regras do decoro, transforma-se em grosseiras.” (Confúcio 551 e 479 ac )


“A cultura está acima da diferença da condição social.” (Confúcio 551 e 479 ac )


“Mil dias não bastam para aprender o bem; mas para aprender o mal, uma hora é demais.” (Confúcio 551 e 479 ac )


“Escolha um trabalho que você ame e não tenha que trabalhar um único dia a mais de sua vida.” (Confúcio 551 e 479 ac )


“Da força á injustiça há só um passo.” (Confúcio 551 e 479 ac )


Ser ofendido não tem importância nenhuma, a não ser que nos continuemos a lembrar disso. – (Confúcio 551 e 479 ac )


A experiência é uma lanterna dependurada nas costas que apenas ilumina o caminho já percorrido. (Confúcio 551 e 479 ac )


Aquele que não prevê as coisas longínquas expõe-se a desgraças próximas. (Confúcio 551 e 479 ac )


Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos. (Confúcio 551 e 479 ac )


O silêncio é um amigo que nunca trai. (Confúcio 551 e 479 ac )


Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos você tem? (Confúcio 551 e 479 ac )


Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo. (Confúcio 551 e 479 ac )


Não corrigir nossas faltas é o mesmo que cometer novos erros. (Confúcio 551 e 479 ac )


A humildade é a única base sólida de todas as virtudes. (Confúcio 551 e 479 ac )


A nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos sempre depois de cada queda. (Confúcio 551 e 479 ac )


Ainda não vi ninguém que ame a virtude tanto quanto ama a beleza do corpo.
(Confúcio 551 e 479 ac )


A preguiça caminha tão devagar, que a pobreza não tem dificuldade em a alcançar.
(Confúcio 551 e 479 ac )


Não há coisa mais fria do que o conselho cuja aplicação seja impossível. (Confúcio 551 e 479 ac )


Aprender sem pensar é tempo perdido. (Confúcio 551 e 479 ac )


O mestre disse: Quem se modera, raramente se perde. (Confúcio 551 e 479 ac )


Quem de manhã compreendeu os ensinamentos da sabedoria, à noite pode morrer contente.
(Confúcio 551 e 479 ac )


Todos os homens se nutrem, mas poucos sabem distinguir os sabores. (Confúcio 551 e 479 ac )


Nem todos podem ser ilustres; mas todos podem ser bons. (Confúcio 551 e 479 ac )


A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído. (Confúcio 551 e 479 ac )


O mestre disse: Pode-se induzir o povo a seguir uma causa, mas não a compreendê-la.
(Confúcio 551 e 479 ac )


“O maior prazer de um homem inteligente é bancar o idiota diante do idiota que quer bancar o inteligente” (Confúcio 551 e 479 ac )


Não fales bem de ti aos outros, pois não os convencerás. Não fales mal, pois te julgarão muito pior do que és. (Confúcio 551 e 479 ac )


O sábio envergonha-se dos seus defeitos, mas não se envergonha de os corrigir.
(Confúcio 551 e 479 ac )


A confiança dá à conversa mais conteúdo do que a inteligência. (Confúcio 551 e 479 ac)


A honestidade, sem as regras do decoro, transforma-se em grosseira. (Confúcio 551 e 479 ac)


A humildade é o sólido fundamento de todas as virtudes. (Confúcio 551 e 479 ac)



Aja antes de falar e ,portanto, fale de acordo com os seus atos. (Confúcio 551 e 479 ac)


Ama os homens em geral, acarinhando as pessoas de bem. (Confúcio 551 e 479 ac)


Ao examinarmos os erros de um homem, conhecemos o seu caráter. (Confúcio 551 e 479 ac)


Aprende a viver e saberás morrer bem. (Confúcio 551 e 479 ac)


As palavras são a voz do coração. (Confúcio 551 e 479 ac)


Até que o sol brilhe, acendamos uma vela na escuridão. (Confúcio 551 e 479 ac)


Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela. (Confúcio 551 e 479 ac)


Conhecimento real é saber a extensão da própria ignorância. (Confúcio 551 e 479 ac)


Conta-me o teu passado e saberei o teu futuro. (Confúcio 551 e 479 ac)


De nada vale tentar ajudar aqueles que não se ajudam a si mesmos. (Confúcio 551 e 479 ac)


Deixa o caráter ser formado pela poesia, fixado pelas leis do bom comportamento, e aperfeiçoado pela música. (Confúcio 551 e 479 ac)


Deliciar-se com a comida e exultar com a beleza feminina é humano. (Confúcio 551 e 479 ac)


Em todas as coisas, o sucesso depende de preparação prévia. (Confúcio 551 e 479 ac)


Escolha um trabalho que você ame e não tenha que trabalhar um único dia a mais de sua vida.
(Confúcio 551 e 479 ac)


Esquece as injúrias, mas jamais os benefícios. (Confúcio 551 e 479 ac)


Estudo sem pensamento é trabalho perdido, pensamento sem estudo é perigoso.
(Confúcio 551 e 479 ac)


Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas.
(Confúcio 551 e 479 ac)


Há homens incapazes para as ciências, mas não há os incapazes de virtude.
(Confúcio 551 e 479 ac)


Nem todos os homens podem ser ilustres, mas todos podem ser bons. (Confúcio 551 e 479 ac)


Nossa maior glória não está em jamais cair, mas em levantar a cada queda. (Confúcio 551 e 479 ac)


Não corrigir nossas faltas é o mesmo que cometer novos erros (Confúcio 551 e 479 ac)


Não faças a outro o que não queres que te façam. (Confúcio 551 e 479 ac)


O maior prazer de um homem inteligente é bancar o idiota diante do idiota que quer bancar o inteligente. (Confúcio 551 e 479 ac)


O saber é saber que nada se sabe. Esta é a definição do verdadeiro conhecimento.
(Confúcio 551 e 479 ac)


Por muito longe que o espírito alcance, nunca irá tão longe como o coração. (Confúcio 551 e 479 ac)


Quando as palavras perdem o significado as pessoas perdem sua liberdade.
(Confúcio 551 e 479 ac)


Quando encontramos pessoas de valor, devemos pensar em como podemos ser iguais a elas. Quando, ao contrário, encontramos pessoas sem caráter, devemos nos voltar para o nosso interior e examinar o que se passa lá dentro.  (Confúcio 551 e 479 ac)


Se um homem superior abandona a virtude, como pode fazer jus a esse nome.
(Confúcio 551 e 479 ac)


Se você tem uma laranja e troca com outra pessoa que também tem uma laranja, cada um fica com uma laranja. Mas se você tem uma idéia e troca com outra pessoa que também tem uma idéia, cada um fica com duas. (Confúcio 551 e 479 ac)


Só os grandes sábios e os grandes ignorantes são imutáveis. (Confúcio 551 e 479 ac)


Todas as coisas fluem sem cessar como um rio, sem descanso, noite e dia. (Confúcio 551 e 479 ac)


Ver o que é injusto e não agir com justiça é a maior das covardias humanas. (Confúcio 551 e 479 ac)


É melhor acender uma pequenina vela do que maldizer a escuridão. (Confúcio 551 e 479 ac)


(Confúcio 551 e 479 ac ), pensador chinês,  viveu na China, entre 551 e 479 a., e exerceu e ainda exerce profunda influência na cultura chinesa, e em especial no que diz respeito à educação e à moral, tendo como centro o homem. Como muitos outros grandes homens do passado, nada escreveu.


.Nascido em aproximadamente 551 a.C., Confúcio era descendente de uma família nobre, mas que ocupava, na época, uma posição pouco significativa – diríamos das camadas mais baixas da nobreza – no estado de Lu, no sudoeste da China.
.
A o cabo de um grande esforço intelectual e retidão moral, Confúcio logo obteve a fama de excelente professor e, com isso, foi tomado como preceptor e mestre dos filhos de um alto dignatário da Casa Real de Lu, seu estado natal e, por capricho do destino, o real mandatário daquelas terras.

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O seu sucesso como professor e homem de idéias o levou, posteriormente, a ocupar um cargo de maior envergadura pública, algo ao qual ele aspirava há anos para por em marcha seu plano de reformas sociais. Foi como administrador público que sua fama obteve grande repercussão, na descrição dos “Analectos”:
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“Ele baixou regulamentos para a efetiva alimentação dos vivos e para o enterro dos mortos. Velhos e jovens recebiam comida diversificada, fortes e fracos tinham funções diferenciadas.
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Para Confúcio era por demais óbvio que uma boa administração deveria não só zelar pelo bom andamento da coisa pública, mas – e principalmente – cuidar dos meios de uma vida digna e feliz para seu povo, pois o Estado é que foi feito por e para o povo.

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Para Confúcio, assim como pouco mais adiante faria Platão e, bem depois, tentaria Maquiavel – com pontos de vista bem menos idealistas, – sua compreensão da boa forma de administração o obrigava ao papel de professor e exemplo para príncipes e reis em toda a China.

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Não que ele quisesse ser um deles, mas sim pela obrigação de lembrar-lhes que eles tinham nascido para cumprir um papel e uma obrigação profunda para com o Estado, nunca devendo esquecer que são eles os representantes não tanto de seus interesses, mas do povo ao qual têm a obrigação de governar, até mesmo para o seu próprio bem-estar.
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A s idéias de Confúcio, apesar te terem iniciado um período de relativa paz entre Lu e estados vizinhos, bem como crescente contentamento popular, foi vista com desconfiança por outros senhores feudais, pois, se elas extravasassem as fronteiras de Lu, poderiam ameaçar o poder de outros senhores bem menos voltados à reformas sociais.

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Para poderem emperrar o processo de reformas, alguns senhores resolveram usar de um estratagema que se mostrou extremamente eficaz. Eles resolveram presentear o senhor de Lu com um grupo das mais belas e talentosas jovens de seus domínios.

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O jovem e volúvel senhor de Lu ficou de tal modo encantado com os dotes artísticos e sexuais das jovens que, simplesmente, cancelou todas as suas funções por quase uma semana, tendo, ainda, negligenciado suas tarefas nos meses posteriores.

Isso foi um duro golpe à imagem de austeridade altruísta que as Reformas de Confúcio tinham iniciado, e não restou ao ferido Mestre Kung outra alternativa que não o de abandonar a corte. Desde então, Confúcio iria percorrer parte da China buscando por um outro príncipe que lhe permitisse reiniciar suas reformas em outra corte, sem sucesso, por treze anos ininterruptos.

A creditando que sua proposta acabaria por ser ouvida por algum senhor feudal, Confúcio perambulou, junto com seus discípulos mais chegados, por boa parte do centro-sul da China. Frustrado e abatido, o Mestre Kung, apesar de ser ouvido com admiração por muitos, não logrou conquistar seu intento. Precedido quase sempre pela propaganda formulada por seus inimigos.

Freqüentemente Confúcio era ouvido sendo, por trás, ridicularizado. Diante da incompreensão, inveja e despeito, suspirava Confúcio:

“Não posso conviver com os pássaros e com os animais selvagens; e se não me é permitido conviver com essa geração humana, com quem então ? – Se o mundo estivesse em ordem, não necessitaria de alguém teimoso como eu para modifcá-lo”.

C ansado e convencido da estreiteza de visão dos soberanos de sua época, Confúcio decide voltar à sua terra, como mestre público, dedica-se a divulgação das idéias da tradição mais nobre da China. O papel da propaganda contra as idéias de Confúcio conseguiu seu intento.

R etornando à sua província natal, Confúcio estava já chegando aos setenta anos de idade. Alguns de seus discípulos conseguiram cargos importantes em carreiras públicas, mas o velho mestre já havia desistido qualquer trabalho nesse sentido. Resolvera dedicar-se unicamente ao magistério, vivendo do que lhe davam os alunos e discípulos, nada cobrando, porém, dos mais pobres. Foi nesta época que ele se dedicou a escrever textos próprios e a organizar os livros clássicos chineses, entre eles, o I Ching.

As lutas internas na China deixaram ainda mais tristes os últimos dias de Confúcio sobre a terra. Frustrado e desesperançado, ele acreditava que sua vida tinha sido inútil. Chegou a expressar sua desesperança de forma tocante neste texto: “O pássaro Feng” (o equivalente chinês da mitológica ave Fênix) “não vem; as mutações não trazem nenhum plano básico. Eu estou acabado”.

C onfúcio morreu no ano 479 a.C. Seus discípulos coletaram seus escritos e os registros de seus discursos e levaram adiante a mensagem do mestre de uma Ética para a paz da China. Hoje, o confucionismo é a principal escola filosófica do país, e não foi a toa que a Revolução Comunista de 1949 teve ampla aceitação e ampla resistência do Ocidente, já que as principais metas a que se propunha era restaurar a dignidade da China (perdida pelo domínio dos países europeus que faziam da China um quintal onde explorar riquezas e mão de obra especializada) e reerguê-la tendo com máxima o bem estar coletivo, em moldes muito próximos ao que sonhava Confúcio.

 

 

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