Ficha de filiação no PV
.Nome:___________________________________ End: ___________________________________ TÃtulo Eleitoral: ___________________________________  Zona:____   Seção:...
Por: wolfgang weeng
Que comunidade é esta à qual pertenceram homens como:
Benjamim Franklin, Garibaldi, Wolfgang Amadeus Mozart, Thomas Taylor, Mark Twain, Voltarie, George Washington, Tiradentes, Dom Pedro I e II , José Bonifácio, Frei Caneca , Duque de caxias, Bento Gonçalves, Barão do Rio Branco, Rui Barbosa, Marechal Deodoro da Fonseca…
SUA HISTORIA
A Maçonaria moderna ou especulativa; tem sua origem na Maçonaria operativa medieval da Inglaterra . Eram irmandade de operários que, por ordem da igreja, construÃram catedrais e outras edificações sacrais. já no século XIV, estes chamados Free-Maçons tinham privilégios especiais, eram livres da servidão feudal. os operários medievais tiveram os seus estatutos bem definidos com direitos e obrigações dos Aprendizes, Companheiros e Mestres com exatidão formuladas. Tinha uma organização própria para doentes, e cuidavam de viuvas e órfãos. Desse modo eles também se consideraram um grupo de elite, separado da grande massa dos outros operários (, trabalhadores braçais de pedra). Entre si se reconheciam mediante toques de mão e senhas especiais.
Com o término das construções, no estilo gótico, começou a decadência das corporações de pedreiros, mas na Inglaterra conservara-se a tradição, com novos membros- Nobres e em especial intelectuais. No ano de 1717 em Londres 4 pequenas lojas fundaram uma grande Loja, razão pela qual este ano é considerado o ano do nascimento da Maçonaria Moderna. A construção espiritual o a formação intelectual da própria personalidade substituÃram a construção material de outrora.
Nos anos 20 do século XVIII era um privilégio ser membro de uma Loja, a força de atração, sobre a elite espiritual daqueles tempos era muito grande.
No terceiro Reich, a maçonaria era proibida, foram apreendidos templos e bens.
Depois de 1945 do 80.000 maçons que existiam ma Alemanha restaram -5.000. que em 1949 deram um novo inicio, na Igreja de São Paulo em Frankfurt, novamente foram formulados os princÃpios da maçonaria que dizem:
A maçonaria reúne homens que promovem, por formas fraternais e atos ritualÃsticos e veneráveis, o aprofundamento espiritual e o enobrecimento moral.
Seus objetivos são. – O amor ao próximo em geral, Fraternidade, caridade o educação para tal, enfim tudo o que ela entende por humanidade.
Os maçons consideram o seu maior tesouro a liberdade de fé, de consciência e de pensamento. o obedecendo a esse preceito, aceitam neófitos (novato) irmãos sem distinção de credo religioso, da nacionalidade, da convicção polÃtica e posição, homens sem preconceitos e de boa reputação.
No universo, em tudo que vive, na consciência social do homem, o maçom reconhece um espirito de criação divina de sabedoria, de força e beleza, venerando-o sob o nome de GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO.
A maçonaria, uma associação ética e não polÃtica, não participa em lutas de partidos polÃticos nem religiosa. Não é uma comunidade religiosa, nem uma associação secreta, não exige sigilo contra a lei, nem propaga conhecimentos secretos. os livros de historia contam que nas Lojas se reuniam homens que percebendo as injustiças de seu tempo se revoltaram contra as mesmas. Seus objetivos eram a autolibertação do homem da dependência espiritual, a superação do absolutismo, a realização de exigências éticas, pedagógicas e humanitárias, de maneira que influenciaram todo o continente Europeu.
No ambiente livre das lojas procurava-se realizar os ideais, Liberdade, igualdade e fraternidade. Portanto, os membros dessas lojas nunca apareceram como um grupo fechado ou mesmo um partido polÃtico.
Nunca redigiram programas ou resoluções, mas como personalidade individual, e de acordo com sua posição profissional e social, tentaram realizar esse objetivo ideal que recomenda: Mais humanitarismo para todos os homens.
No século XVIII era para a maçonaria uma época gloriosa. imperadores, reis e duques foram grão-mestres, Eclesiásticos alcançaram os graus mais altos dentro da hierarquia da maçonaria. A qualidade de ser maçom significava o reconhecimento social. internacionalmente a maçonaria tornou-se uma força importante. 50 dos 56 signatários da declaração Americana de Independência eram maçons.
Qual o papel da Maçonaria?
MAÇONARIA SUAS IDÉIAS E SEUS OBJETIVOS
Nas lojas maçônicas se reúnem homens das mais diversas posições e profissões, das mais diversas raças e comunidades religiosas, todos de igual para igual. Exigências a serem cumpridas nas lojas, entre outras são: Tolerar a Ãndole diferente do outro, o esforço para escutar e compreender e a superação de preconceitos. Portanto, o objetivo da maçonaria é o esforço pelo amor ao próximo e humanitarismo incondicional. Naturalmente essas são noções ideais, pois os maçons são apenas seres humanos.
A reflexão a ser feita numa sociedade humana: cada homem por si deve por em ordem sua vida, para que a sua famÃlia possa estar em ordem, pois somente uma famÃlia em harmonia poderá formar a base para uma sociedade saudável. Por isso, o aprofundamento espiritual e desenvolvimento moral aprimorado, são exigências feitas constantemente a cada maçom. A esse esforço de cada um, para aprofundar-se espiritualmente e a sua atitude humanitária,
a maçonaria denomina TRABALHO NA PEDRA BRUTA
A auto-educação é o dever de cada maçom, para ser um membro útil na comunidade. Cada um por si é considerado uma personalidade autentica e inconfundÃvel e que cada um deve se moldar sozinho, assim como um escultor molda sua obra da pedra bruta.
RITUAIS E SIMBOLOS
A maçonaria por meio de repetições ritualisticas e mais um desenvolvimento gradua), põe em andamento o autocontrole e a individualização do homem. os rituais e sÃmbolos são os que inicialmente inspiraram os costumes das antigas irmandades de pedreiros, mais os ideais do GNOSTICISMO ( Ecletismo -filosófico-religioso dos primeiros séculos da nossa era, visava conciliar todas as religiões e a explicar o sentido mais profundo por meio do conhecimento esotérico e perfeito da divindade, e que se transmite por tradição e mediante ritos de iniciação.) da KABBALA ( tratado -filosófico-religioso hebraico, uma teoria e um simbolismo dos números e das letras) dos PYTHAGORAEAS ( conjunto de doutrinas e regras de vida, séculos VI ao IV A.C.
com duas tendências a mÃstico-moralista e filosofico-matemática que resultou em conhecimentos aritméticos, geométricos, astronômicos e acústicos) e do CRISTIANISMO.
O ritual maçônico torna-se, para cada participante, um portador de venturas e um centro dos seus pensamentos e ações. É por meio do ritual maçônico que a experiência de ensino é transmitida. Em qualquer loja do mundo os rituais são parecidos e poderá ser entendido o sentido e o conteúdo mesmo não se conhecendo o idioma.
Para cada participante que realmente esta disposto a vive-lo, o ritual revela que existe algo mais do que, números, lógicas, aquisição, concorrência,, algo mais que a luta pela existência, que preocupações e incomodações. o simbolismo maçônico compõe-se de sinais e costumes.
Cada sÃmbolo tem um significado duplo, um ético-moral e um esotérico-espiritual.
O Compasso é o sÃmbolo da união, amor, compreensão e a indicação da dependência do homem a uma força primitiva espiritual. Uma ponte do compasso simboliza essa força, a outra o enorme universo.
o segredo da maçonaria é a experiência individual dos rituais maçônicos.
Segredo porque os sentimentos Ãntimos e mentais não podem ser explicados, nem formulados por palavras. é o segredo da vivência pessoal..
A discrição é um elemento importante de educação, ao qual cada maçom se sujeita voluntariamente, deve ser absoluta a discrição sobre os assuntos internos da loja bem como sobre os irmão do quadro, obrigatório para cada irmão.
MAÇONARIA E HUMANIDADE
0s objetivos da maçonaria, alem do encontro da própria personalidade, são a realização de mais humanitarismo na vida, os maçons entendem como humanidade o contrario de bestialidade ou brutalidade e que as relações humanas devem produzir a paz e não a discórdia. o maçom deve ser um lutador individual para o bem, e praticar a ajuda mutua. Deve se tornar capacitado, para se identificar com a comunidade como um todo. Praticando um humanitarismo aplicado, não organizado ou forçado, mas sim praticado com espontaneidade na vida cotidiana. A maçonaria é uma comunidade de orientação e educação. Fraternidade maçônica é a expressão da união e dos mesmos ideais. É na loja que o maçom educa a si mesmo e, ao mesmo tempo, é educado pelos seus irmãos.
Quem se julgar um homem melhor ou pertencente a uma elite, não é maçom. Somente a vida diária demonstra se um maçom realmente se educou ao fiel cumprimento de suas obrigações com a comunidade.
MAÇONARIA E CARIDADE –  Ajuda ao próximo onde for necessário, para o maçom, uma agradável obrigação. Cada maçom deve dedicar parte de seu tempo livre e vencimentos para os seus semelhantes.
Em qualquer esfera da sociedade onde haja necessidade de ajuda os maçons participam ativamente. O hospital centro de pesquisas da clinica mayo pode ser citado como um dos milhares de locais de ajuda ao próximo que são mantidos por maçons.
MAÇONARIA E IGREJAS –  Ninguém na maçonaria é obrigado a seguir uma determinada religião ou confissão. Cada um deve seguir sua particular convicção religiosa.
Dos sete milhões de maçons do mundo, a maior parte deles são cristãos.
MAÇONARIA E SOCIEDADE
O espÃrito da maçonaria exige que cada um se considere um homem histórico que reconheça surgimento, natureza e funcionamento das instituições humanas e, como cidadão seja um membro efetivo e ativo da sociedade, que seja um lutador individual pelo bem da humanidade, criando inovações, despertando iniciativas e tornando a vida mais valiosa, sem se preocupar se seu nome permanecerá ou não na historia.
Resumo de Livro de wolfgang weeng traduzido em 1988
MAÇONARIA, UMA FILOSOFIA DE HUMANITARISMO.
1 Comentário(s)
Muito bom este texto, esclarecedor e objetivo. Muito Obrigado