Mahatma Gandhi 1869 – 1948

 

Frases


“Aquele que não é capaz de governar a si mesmo, não será capaz de governar os outros.” – Mahatma Gandhi (1869–1948)


“sejas a mudança que queiras ver no mundo”. – Mahatma Gandhi (1869–1948)


“Quem busca a verdade, quem obedece a lei do amor, não pode estar preocupado com o amanhã.” – Mahatma Gandhi (1869–1948)


“A única revolução possível é dentro de nós.” – Mahatma Gandhi (1869–1948)


“Uma civilização é julgada pelo tratamento que dispensa às minorias.” – Mahatma Gandhi (1869–1948)


“A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência.” – Mahatma Gandhi (1869–1948)


“Todas as minhas experiências me provaram que não existe outro deus a não ser a verdade. “  – Mahatma Gandhi (1869–1948)


“O capital em si não é mau; mas o mau uso dele transforma-o num mal. “ - Mahatma Gandhi (1869–1948)


“A satisfação está no esforço feito para alcançar o objetivo, e não em tê-lo alcançado.- Mahatma Gandhi (1869–1948)


“O homem arruína mais as coisas com as palavras do que com o silêncio.” Mahatma Gandhi (1869 – 1948)·


“O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente.” Mahatma Gandhi (1869 – 1948)·


“A força não provém da capacidade física, mas da vontade férrea.” Mahatma Gandhi (1869 – 1948)


“O fraco nunca perdoa. O perdão é a característica do forte.” Mahatma Gandhi (1869 – 1948)


“Creio poder afirmar, sem arrogância e com a devida humildade, que a minha mensagem e os meus métodos são válidos, em sua essência, para todo o mundo.” – Mahatma Gandhi (1869 – 1948)


“A minha vida é um Todo indivisível, e todos os meus atos convergem uns nos outros; e todos eles nascem do insaciável amor que tenho para com toda a humanidade.” Mahatma Gandhi (1869-1948)


“Não desejo morrer pela paralisia progressiva das minhas faculdades como um homem vencido. A bala de um assassino poderia por fim a minha vida. Acolhe-la-ia com alegria” – Mahatma Gandhi (1869-1948)


“A regra de ouro consiste em sermos amigos do mundo e em considerarmos como uma toda a família humana. Quem faz distinção entre os fiéis da própria religião e os de outra, deseduca os membros da sua religião e abre caminho para o abandono, a irreligião.” – Mahatma Gandhi (1869-1948)


“O meu patriotismo não é exclusivo. Engloba tudo. Eu repudiaria o patriotismo que procurasse apoio na miséria ou na exploração de outras nações. O patriotismo que eu concebo não vale nada se não se conciliar sempre, sem exceções, com o maior bem e a paz de toda a humanidade.” – Mahatma Gandhi (1869-1948)


“Acredito na essencial unidade do homem, e portanto na unidade de todo o que vive. Desse modo, se um homem progredir espiritualmente, o mundo inteiro progride com ele, e se um homem cai, o mundo inteiro cai em igual medida.” – Mahatma Gandhi (1869-1948)


“A não-violência não existe se apenas amamos aqueles que nos amam. Só há não-violência quando amamos aqueles que nos odeiam. Sei como é difícil assumir essa grande lei do amor. Mas todas as coisas grandes e boas não são difíceis de realizar? O amor a quem nos odeia é o mais difícil de tudo. Mas, com a graça de Deus, até mesmo essa coisa tão difícil se torna fácil de realizar, se assim queremos.” – Mahatma Gandhi (1869-1948)


“Mas creio que a não-violência é infinitamente superior à violência, o perdão é mais nobre que a punição. O perdão enobrece um soldado. Mas a abstenção só é perdão quando há o poder para punir; não tem sentido quando pretende proceder de uma criatura desamparada. Um camundongo dificilmente perdoa um gato que o dilacera. Compreendo os sentimentos daqueles que clamam pela punição condigna do General Dyer e outros iguais. Haveriam de esquartejá-lo, se pudessem. Mas não creio que a Índia seja desamparada. Não me considero uma criatura desamparada. Apenas quero usar a força da Índia e a minha própria para um propósito melhor.” – Mahatma Gandhi (1869-1948)


“Só quando se vêem os próprios erros através de uma lente de aumento, e se faz exatamente o contrário com os erros dos outros, é que se pode chegar à justa avaliação de uns e de outros.”  Mahatma Gandhi (1869 – 1948)


“O mundo não é totalmente governado pela lógica: a própria vida envolve certa espécie de violência, e a nós nos nos compete escolher o caminho da violência menor.” – Mahatma Gandhi (1869-1948)


“Ao rejeitar a espada, não tenho senão a lâmina do amor para oferecer àquele que investiu contra mim. É ao oferecer-lhe esta lâmina que espero sua aproximação. Não posso conceber um estado de hostilidade permanente entre um homem e outro. Pois, crendo na reencarnação, vivo na esperança que, se não nesta vida humana mas numa outra, poderei cingir toda a humanidade num fraternal abraço.” – Mahatma Gandhi (1869-1948)


“O amor é a força mais abstrata, e também a mais potente, que há no mundo.” – Mahatma Gandhi (1869-1948)


“O Amor e a verdade estão tão unidos entre si que é praticamente impossível separá-los. São como duas faces da mesma medalha.” – Mahatma Gandhi (1869-1948)


“Só podemos vencer o adversário com o amor, nunca com o ódio.” – Mahatma Gandhi (1869-1948)


“Só se adquire perfeita saúde vivendo na obediência às leis da Natureza. A verdadeia felicidade é impossível sem verdadeira saúde, e a verdadeira saúde é impossível sem rigoroso controle da gula. Todos os demais sentidos estarão automaticamente sujeitos a controle quando a gula estiver sob controle. Aquele que domina os próprios sentidos conquistou o mundo inteiro e tornou-se parte harmoniosa da natureza.” – Mahatma Gandhi (1869-1948)


“A civilização, no sentido real da palavra, não consiste na multiplicação, mas na vontade de espontânea limitação das necessidades. Só essa espontânea limitação acarreta a felicidade e a verdadeira satisfação. E aumenta a capacidade de servir.” – Mahatma Gandhi (1869-1948)


“É injusto e imoral tentar fugir às conseqüências dos próprios atos. É justo que a pessoa que come em demasia se sinta mal ou jejue. É injusto que quem cede aos próprios apetites fuja às conseqüências tomando tônicos ou outros remédios. É ainda mais injusto que uma pessoa ceda às próprias paixões animalescas e fuja às conseqüências dos próprios atos.” – Mahatma Gandhi (1869-1948)


“A Natureza é inexorável, e vingar-se-á completamente de uma tal violação de suas leis.” – Mahatma Gandhi (1869-1948)


“Aprendi, graças a uma amarga experiência, a única suprema lição: controlar a ira. E do mesmo modo que o calor conservado se transforma em energia, assim a nossa ira controlada pode transformar-se em uma função capaz de mover o mundo. Não é que eu não me ire ou perca o controle. O que eu não dou é campo à ira. Cultivo a paciência e a mansidão e, de uma maneira geral, consigo. Mas quando a ira me assalta, limito-me a controlá-la. Como consigo? É um hábito que cada um deve adquirir e cultivar com uma prática assídua.” – Mahatma Gandhi (1869-1948)


“O silêncio já se tornou para mim uma necessidade física espiritual. Inicialmente escolhi-o para aliviar-me da depressão. A seguir precisei de tempo para escrever. Após havê-lo praticado por certo tempo descobri, todavia, seu valor espiritual. E de repente dei conta de que eram esses momentos em que melhor podia comunicar-me com Deus. Agora sinto-me como se tivesse sido feito para o silêncio.” – Mahatma Gandhi (1869-1948)


“Aqueles que têm um grande autocontrole, ou que estão totalmente absortos no trabalho, falam pouco. Palavra e ação juntas não andam bem. Repare na natureza: trabalha continuamente, mas em silêncio.” Mahatma Gandhi (1869 – 1948)


“Quem sabe concentrar-se numa coisa e insistir nela como único objetivo, obtém, ao cabo, a capacidade de fazer qualquer coisa.” Mahatma Gandhi (1869 – 1948)


“A verdadeira educação consiste em pôr a descoberto ou fazer atualizar o melhor de uma pessoa. Que livro melhor que o livro da humanidade?” – Mahatma Gandhi (1869-1948)


“Não quero que minha casa seja cercada por muros de todos os lados e que as minhas janelas esteja tapadas. Quero que as culturas de todos os povos andem pela minha casa com o máximo de liberdade possível.” – Mahatma Gandhi (1869-1948)


“Nada mais longe do meu pensamento que a idéia de fechar-me e erguer barreiras. Mas afirmo, com todo respeito, que o apreço pelas demais culturas pode convenientementemente seguir, e nunca anteceder, o apreço e a assimilação da nossa. (…) Um aprendizado acadêmico, não baseado na prática, é como um cadáver embalsamado, talvez para ser visto, mas que não inspira nem nobilita nada. A minha religião proíbe-me de diminuir ou desprezar as outras culturas, e insiste, sob pena de suicídio civil, na necessidade de assimilar e viver a vida.” – Mahatma Gandhi (1869-1948)


“Ler e escrever, de per si, não são educação. Eu iniciaria a educação da criança, portanto, ensinando-lhe um trabalho manual útil, e colocando-a em grau de produzir desde o momento em que começa sua educação. Desse modo todas as escolas poderiam tornar-se auto-suficientes, com a condição de o Estado comprar os manufaturados.” – Mahatma Gandhi (1869-1948)


“Acredito que um tal sistema educativo permitira o mais alto desenvolvimento da mente e da alma. É preciso, porém, que o trabalho manual não seja ensinado apenas mecanicamente, como se faz hoje, mas cientificamente, isto é, a criança deveria saber o porquê e o como de cada operação.” – Mahatma Gandhi (1869-1948)


“Os olhos, os ouvidos e a língua vêm antes da mão. Ler vem antes de escrever e desenhar antes de traçar as letras do alfabeto”. – Mahatma Gandhi (1869-1948)


“Se seguirmos este método, a compreensão das crianças terá oportunidade de se desenvolver melhor do que quando é freada iniciando a instrução pelo alfabeto.” – Mahatma Gandhi (1869-1948)


“Odeio o privilégio e o monopólio. Para mim, tudo o que não pode ser dividido com as multidões é “tabu”. – Mahatma Gandhi (1869-1948)


“A desobediência civil é um direito intrínseco do cidadão. Não ouse renunciar, se não quer deixar de ser homem. A desobediência civil nunca é seguida pela anarquia. Só a desobediência criminal com a força. Reprimir a desobediência civil é tentar encarcerar a consciência.” – Mahatma Gandhi (1869-1948)


“Minha missão não se esgota na fraternidade entre os indianos. A minha missão não está simplesmente na libertação da Índia, embora ela absorva, em prática, toda a minha vida e todo o meu tempo. Por meio da libertação da Índia espero atuar e desenvolver a missão da fraternidade dos homens”. – Mahatma Gandhi (1869-1948)


“O meu patriotismo não é exclusivo. Engloba tudo. Eu repudiaria o patriotismo que procurasse apoio na miséria ou na exploração de outras nações. O patriotismo que eu concebo não vale nada se não se conciliar sempre, sem exceções, com o maior bem e a paz de toda a humanidade.” – Mahatma Gandhi (1869-1948)


“Orar não é pedir. Orar é a respiração da alma.” – Mahatma Gandhi (1869-1948)


“A oração salvou-me a vida. Sem a oração teria ficado muito tempo sem fé. Ela salvou-me do desespero. Com o tempo a minha fé aumentou e a necessidade de orar tornou-se mais irresistível… A minha paz muitas vezes causa inveja. Ela vem-me da oração. Eu sou um homem de oração. Como o corpo se não for lavado fica sujo, assim a alma sem oração se torna impura.” – Mahatma Gandhi (1869-1948)


“O Jejum é a oração mais dolorosa e também a mais sincera e compensadora.” – Mahatma Gandhi (1869-1948)


“Quem venceu o medo da morte venceu todos os outros medos.” – Mahatma Gandhi (1869-1948)


“A regra de ouro consiste em sermos amigos do mundo e em considerarmos como uma toda a família humana. Quem faz distinção entre os fiéis da própria religião e os de outra, deseduca os membros da sua religião e abre caminho para o abandono, a irreligião.” – Mahatma Gandhi (1869-1948)


Mohandas Karamchand Gandhi

Porbandar, 2 de outubro de 1869 — Nova Déli, 30 de janeiro de 1948), mais conhecido popularmente por Mahatma Gandhi (do sânscrito “Mahatma”, “A Grande Alma”) foi o idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto) como um meio de revolução.
O princípio do satyagraha, frequentemente traduzido como “o caminho da verdade” ou “a busca da verdade”, também inspirou gerações de ativistas democráticos e anti-racismo, incluindo Martin Luther King e Nelson Mandela. Freqüentemente Gandhi afirmava a simplicidade de seus valores, derivados da crença tradicional hindu: verdade (satya) e não-violência (ahimsa).

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

 

1 Comentário(s)

Faça seu comentário


 

Últimos Posts

Ficha de filiação no PV

Ficha de filiação no PV

.Nome:___________________________________ End: ___________________________________ Título Eleitoral: ___________________________________  Zona:____    Seção:...

 
CONVITE para que  você participe na Política

CONVITE para que você participe na Política

Para quem quiser  mudar o sistema, é preciso participar do sistema… e assim ajudar a melhorar nossa cidade… O poder político sempre será ...

 
Hino Nacional Brasileiro – letra e música

Hino Nacional Brasileiro – letra e música

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heróico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da pátria nesse instante. Se...

 
10 valores para ensinar a seu filho

10 valores para ensinar a seu filho

Texto Beatriz Levischi Criatividade, amor-próprio e autocontrole não se aprendem na escola e ajudam a formar adultos mais responsáveis e maduros. O convívio...

 
Direito da posse de arma reduz criminalidade, afirma Harvard

Direito da posse de arma reduz criminalidade, afirma Harvard

Publicado em 04/04/2015 Por IMB em Mundo - Internacional Os recentes acontecimentos em Ottawa, Canadá, comprovam, pela enésima vez, que controle de armas serve...

 
04/05/2015 assumiu a nova diretoria do MOCOVI

04/05/2015 assumiu a nova diretoria do MOCOVI

Nova diretoria do MOCOVI 2015/2016 Presidente Glacir Gomes Vice presidente Juliano Settin Vice presidente Valdicir colognese 1º Secretario Paulo...

 
Hino do RS

Hino do RS

Trecho suprimido do Hino Rio-Grandense Em 1966, durante o Regime Militar a segunda estrofe foi retirada oficialmente. ============================== Entre nós...

 
A importância do Planejamento Familiar e da vontade política em repensar toda a REDE de apoio a família

A importância do Planejamento Familiar e da vontade política em repensar toda a REDE de apoio a família

Coluna do Juiz Dr Mario Romano Maggioni no Jornal o Farroupilha em 24 04 2015 O PAI E A MÃE Ter pai e mãe suficientemente bons é o mínimo necessário...

 
VemPráRua 15 03 15 em Farroupilha as 16 h ao lado do clube do comércio

VemPráRua 15 03 15 em Farroupilha as 16 h ao lado do clube do comércio

Jornal o Farroupilha 13/03/15 Pag 12 16 segundos de vídeo #ForaDilma em Farroupilha 15 03 15 saida Penna de Moraes 12 segundos #ForaDilma em Farroupilha 15 03...

 
10 MANDAMENTOS DE AMOR À PESSOA IDOSA

10 MANDAMENTOS DE AMOR À PESSOA IDOSA

- I – Deixa-a falar, porque do passado a pessoa idosa tem muito a contar. Coisas verdadeiras e outras nem tanto, mas todas úteis aos espíritos ainda em formação; II...