Ficha de filiação no PV
.Nome:___________________________________ End: ___________________________________ Título Eleitoral: ___________________________________ Zona:____ Seção:...
Projeto tramitava desde Abril mas tem fim lamentável em 17/10/2011 .
Administração; Executivo com PMDB & PP não tem Interesse em melhorar nem dar exemplo de Ficha Limpa Farroupilha.
Fonte: TV Farroupilha 17/10/2011
Dr. Mathias do comite da OAB no Combate a corrupção eleitoral afirma que Ficha Limpa municipal é constitucional Sim
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Fonte: Jornal Informante 21/10/2011
A votação do projeto da Ficha Limpa em Farroupilha
Por: Mathias Felipe Gewehr (OAB/RS 54.294)
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Vereador Calabria explica o seu voto contrário ao projeto ficha limpa;
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Fonte: O Farroupilha 20/10/2011
Lei Ficha Limpa volta a ser discutida em Farroupilha
Novo projeto quer criar lei apenas aos funcionários do Legislativo
Menos de 24 horas da rejeição do projeto Ficha Limpa, o vereador Beto Calábria (PMDB) entregou ao prefeito da cidade, Ademir Baretta, um novo modelo de proposta. O novo projeto restringe a lei apenas aos funcionários do Legislativo. Secretários e funcionários do executivo não serão atingidos. Essa lei deve ir à votação na próxima semana.
Vereadores estão explicando que votaram contra o projeto pois ele não é de competência do Legislativo, apenas do Executivo. O projeto já está ativo em 22 cidades brasileiras, inclusive nas capitas Belo Horizonte e Manaus. Na cidade gaúcha de Santa Rosa, o projeto foi aprovado pelo Legislativo.
O advogado integrante do Subcomitê 9840 da Subseção de Farroupilha da Ordem dos Advogados, Mathias Gewehr, afirmou que a lei é constitucional. Para o vereador Beto Calábria (PMDB), os advogados podem não ter lido a constituição. O vereador e advogado Márcio Guilden foi o autor do projeto. Para Calábria, Guilden sabia que o projeto era inconstitucional, mas criou um fato político e foi inteligente.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Fonte: Leouve 18/102011
Todos os vereadores que votaram contra o projeto, alegaram que o formato no qual ele foi apresentado o tornaria inconstitucional. De acordo com Guilden, a política prevaleceu na hora da votação. Para ele, o fato de outras cidades no país terem aprovado a mesma lei, dá precedentes legais para validar a mesma iniciativa em Farroupilha.
- Dois elementos balizaram a votação. O primeiro o aspecto técnico e jurídico. E aí há precedentes em todo o Brasil de leis iguais a nossa que foram aprovadas. Superando esse quesito, há a questão política. Esta não é uma iniciativa do nosso partido, é apenas um alinhamento à demanda e ao apelo da sociedade – descreve.
O vereador José Roberto Calabria (PMDB), um dos que votou contra o projeto, promete ainda nesta semana apresentar o mesmo projeto como sugestão ao executivo. De acordo com ele, desta forma a norma terá validade caso seja aprovada.
OS QUE VOTARAM A FAVOR
Glória Menegotto (PDT)
Lino Troes (PDT)
Márcio Guilden (PT)
OS QUE VOTARAM CONTRA
Kiko Paese (PP)
José Roberto Calabria (PMDB)
Sedinei Catafesta (PP)
Antônio Luis Chiele (PMDB)
Nilton Luiz Bozzetti (PP)
José Mário Bellaver (PMDB)
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Fonte: Câmara de vereadores
Com pareceres jurídicos contrários, PL 27/2011 é rejeitado por maioria |
18 de outubro de 2011 | |
O PL 27/2011 foi rejeitado por maioria na sessão de ontem da Câmara de Vereadores. A proposta, de autoria do vereador Márcio Güilden, era de estabelecer a Lei da Ficha Limpa Municipal para os poderes Executivo e Legislativo de Farroupilha. Os pareceres da assessoria jurídica da Câmara e do DPM (empresa especializada em direito público), foram contrários ao projeto. Segundo eles, a matéria seria inconstitucional.
Mesmo assim, o PL 27 foi à discussão, já que recebeu pareceres favoráveis das comissões de Constituição e Justiça e Obras e Serviços Públicos. Após três semanas de debate, a proposição foi votada ontem, sendo rejeitada por seis votos a três. As bancadas do PT e do PDT foram favoráveis, alegando que a proposta já havia sido aprovada em outras cidades e que não seria inconstitucional. Já as bancadas do PMDB e do PP, que, durante a sessão propuseram ao autor da proposta que a encaminhasse como sugestão ao Executivo e resolução ao Legislativo, votaram contra o projeto, com base nos pareceres jurídicos. Confira a íntegra do projeto e dos pareceres: |
Projeto do Vereador Márcio Guilden do PT e pareceres:
http://www.camarafarroupilha.rs.gov.br/images/stories/pl_27-2011.pdf
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Após muita discussão, finalmente foi votado o projeto que estabelece a Lei da Ficha Limpa em Farroupilha, porém não foi aprovado. De autoria do vereador Marcio Gulden, do PT, o projeto de lei número 27/2011 foi apresentado pela primeira vez em maio deste ano, porém retirado. Em outubro foi reapresentado pelo vereador e ficou três semanas em discussão. Com três votos a favor e seis contrários, os vereadores da situação alegaram inconstitucionalidade do projeto. Para Márcio Gulden há dois motivos para essa rejeição, o primeiro técnico e o segundo e mais forte, uma questão política.
Três vereadores votaram a favor do projeto de Lei que institui a Ficha Limpa Municipal: o autor, Márcio Gulden do PT e também Glória Menegotto e Lino Troes, ambos do PDT.
= = = = = = = = = = = = = = = = = =
Fonte: Rádio Spaço FM 19/10/2011
O Projeto de Lei 27/2011 foi rejeitado pela maioria dos vereadores de Farroupilha.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar.