Ficha de filiação no PV
.Nome:___________________________________ End: ___________________________________ TÃtulo Eleitoral: ___________________________________  Zona:____   Seção:...
Do que se divulga, se faz publicidade ou propaganda de produto, serviço ou ideologia, seja de forma explicita ou subliminar, não se pode deixar de avaliar a repercussão e influência de seus resultados no comportamento das pessoas.
A televisão tem mostrado em alguns casos, o triste resultado de se propagar comportamentos e ações que acabam por se tornar comuns como valores normais, comuns a qualquer sociedade, seja ela do Rio de Janeiro, São Paulo ou no centro de qualquer pequena cidade no interior do paÃs. Por obvio que se deve abordar, e em profundidade, as questões de alunos que batem em professores, brigas violentas nas escolas, preconceituosos que agridem até matar qualquer pessoa por sua opção sexual.
Entretanto o que se observa, é que quando são abordados da forma como tem sido abordado, acabam por aumentar o número destas criminosas e inaceitáveis ações. Esta é a triste constatação. Basta acompanhar na imprensa.
Estamos invertendo valores e fazendo propaganda de atos que não são, com certeza, os que a sociedade brasileira quer. Os que integram reality shows no Brasil são tratados como heróis. Pode até valer a pena ser considerada como um grande destaque entre as garotas de programa o que vai garantir lugar num reality e ser tratada como celebridade.
As novelas mostram a equivocada realidade de sociedades ricas, onde tudo é bom, tudo se adquire com facilidade, onde vale tudo e o modelo de estrutura de famÃlia está centrado numa realidade que, todos sabemos, não é o modelo da sociedade de bem.
Não se sabe mais se a violência da forma que está sendo abordada por novelas brasileiras ou por programas de jornalismo calcados na divulgação explicita da mais legitima baixaria, refletem o comportamento de nossa sociedade ou a sociedade começa a ser o resultado do que se é propagandeado.
Se ninguém está sendo influenciado pela forma de abordagem destes temas o princÃpio da propaganda precisa ser revisto. Porque a propaganda, ao contrário da publicidade, é uma ferramenta de persuasão de idéias, ideologias e doutrinas, enquanto a publicidade é tornar público algo, divulgar e buscar promoção de produtos e serviços, estimulando o aspecto promocional e comercial.
Se a publicidade é um meio e a propaganda um fim não se pode negar, dentro deste conceito, que se está propagando com ou sem intenção, comportamentos e valores que passam a ser adotados por alguns como modelos de referência a serem seguidos e acabamos aceitando passivos porque se tornam banais.
É nisto que reside o perigo dos conteúdos da grande mÃdia. E, pior que isso, é nossa indiferença diante destes conceitos que entram em nossas casas todos os dias.
Jorge Fantinel 28/08/2011
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar.