Ficha de filiação no PV
.Nome:___________________________________ End: ___________________________________ Título Eleitoral: ___________________________________ Zona:____ Seção:...
Jornal O Farroupilha 31/08/2012
O jornal O Farroupilha perguntou aos candidatos “o que precisa melhorar na Saúde de Farroupilha”.
Confira as respostas:
Glacir Gomes – PV
Ainda temos muito que melhorar na Saúde, como despolitizar de “Nossa Gente” e gerenciar Para Todos. Vamos diminuir a fila das cirurgias e acabar com a indústria dos carimbos. Para conseguir um simples exame, as pessoas têm que fazer uma verdadeira maratona. Iremos aumentar o número de leitos hospitalares, que hoje são insuficientes. Devemos investir mais na Medicina Preventiva, assim teremos muito menos doenças. Precisamos dar maior atenção aos hipertensos, diabéticos, asmáticos e a obesidade. Este trabalho não aparece tanto, porém é o mais importante, para evitar que tanta gente fique doente. Ter maior controle das feiras, bares e restaurantes, com relação à higiene e produção de alimentos, tais como laticínios e embutidos, em conjunto com a secretaria da agricultura. Outra questão será resolver a demora dos resgates de pessoas com problemas de saúde ou acidente, que é de competência da Secretaria Municipal da Saúde e não pode ficar como está. As pessoas continuam a morrer ou penar por um atendimento à altura dos valores gastos. O prefeito fica se eximindo, diz que é com o SAMU ou com os Bombeiros e a população é jogada para lá e pra cá sem um atendimento digno. A Saúde em Farroupilha foi terceirizada, mas os cargos continuam políticos. Falta transparência em disponibilizar uma lista de cirurgias autorizadas e outra lista com as cirurgias ainda não atendidas com: data da solicitação, e o motivo do não atendimento.
Ademir Baretta – PMDB
Na área da saúde a primeira medida é dar continuidade ao processo de implantação da UTI neonatal, cujas obras físicas estão praticamente concluídas. A conclusão e a entrada em funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento – UPA – junto ao hospital São Carlos, vem como segunda e não menos importante prioridade. A saúde pública municipal, que vem alcançando excelentes níveis de qualidade, em nosso próximo governo, vai ter ainda mais melhorias. Vamos ampliar a parceria com a FARMED para a realização de cirurgias eletivas. O Programa de Atendimento Domiciliar (PAD) vai ser ampliado com a entrega na casa do paciente dos medicamentos. Vamos também implantar o Centro Especializado em Odontologia (CEO) que proporcionará à nossa população o acesso a tratamentos mais especializados atualmente não disponibilizados pela rede municipal. Também ampliaremos a cobertura do Programa Saúde da Família para 50% da área urbana, construção de novos postos de saúde nos bairros América, Monte Verde e na localidade de Rio Burati. Vamos ampliar o número de consultas especializadas (reumatologia, pneumologia, cardiologia, entre outras), buscar o credenciamento do hospital São Carlos em serviços de alta complexidade, criar a unidade integrada materno-infantil. O atendimento de urgência, atualmente realizado pelo SAMU, vai ser ampliado, com a criação de um serviço municipal para casos de baixa complexidade. Será uma espécie de SAMU municipal que atenderá ocorrências que não são da alçada do SAMU.
Claiton Gonçalves – PDT
Disponibilizar 100 novos leitos para internação hospitalar. Há 20 anos, Farroupilha dispunha dois hospitais e 167 leitos. Hoje temos um único hospital e 107 leitos. Vamos aumentar o número de vagas para atender às necessidades atuais. Dr. Claiton vai concluir a UTI Neonatal. Esta obra é fruto da luta e persistência da classe médica, acolhida pela comunidade. Sua conclusão é prioridade nossa. O funcionamento já deveria estar ocorrendo. Concluiremos a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) junto ao Hospital São Carlos, em parceria com o Governo Dilma. Quando instalada, no nosso governo, a UPA será referência regional. Vamos acabar com a burocracia na requisição de exames e procedimentos, pondo fim ao festival de carimbos. Integraremos digitalmente os diversos órgãos de saúde do município (Hospital São Carlos, Pró–Saúde, postos de saúde, CAISME, farmácia popular, serviços de exames complementares e etc.), dando atendimento digno ao usuário do SUS. Criaremos o Centro de Atenção à Mulher, destinado ao pré-natal de alto risco, exames especializados em ginecologia e obstetrícia, anticoncepção, vacinação contra HPV e orientação a adolescentes. Qualificaremos o atendimento odontológico com tratamento de canal, radiologia, próteses e programas de prevenção às cáries na infância. Avaliaremos anualmente a visão de todos os estudantes da rede pública. Realizaremos teste de audição em todos recém-nascidos, prestando atendimento pós-alta hospitalar aos de alto risco. Criaremos equipes multidisciplinares para atender à terceira idade.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar.