Ficha de filiação no PV
.Nome:___________________________________ End: ___________________________________ Título Eleitoral: ___________________________________ Zona:____ Seção:...
Adolescentes e jovens adultos que consomem maconha são mais propensos a sofrer de transtornos psicóticos na idade adulta, afirma estudo publicado no British Medical Journal. O levantamento foi realizado por uma equipe de cientistas da Maastricht University, da Holanda.
Cientistas alemães e holandeses, assim como especialistas do Instituto de Psiquiatria de Londres, analisaram o comportamento de 1.900 pessoas, com idades entre 14 e 24 anos, durante oito anos. Os voluntário foram divididos em dois grupos: os usuários da substância e os não usuários.
“O consumo de maconha é um fator de risco para o desenvolvimento de sintomas psicóticos”, afirmam os cientistas. Entre os sintomas elencados no estudo, a alucinação se mostrou a mais frequente. E, segundo os dados levantados, quanto mais intenso o uso da droga, mais severos os sintomas apresentados.
“Este estudo acrescenta informação adicional às evidências estabelecidas de que o consumo contínuo de maconha aumenta consideravelmente o risco de sintomas e doenças psicóticas”, afirmou Robin Murray, professor de pesquisa psiquiátrica no instituto londrino.
Mesmo usada para fins medicinais, a maconha pode provocar dependência?
Em qual área da medicina o uso da maconha tem se mostrado mais promissor?
Até que ponto a discussão política contamina a pesquisa científica?
A maconha é mais prejudicial do que o tabaco e o álcool?
O que acontece com o nosso organismo ao consumir a maconha?
Quais são os efeitos da maconha?
Quais os problemas causados pela maconha quando tragada?
Quais são os usos medicinais da maconha?
De que forma a maconha é usada medicinalmente?
Que doenças a maconha pode combater?
A maconha é o melhor tratamento para alguma doença?
A maconha pode ser usada na produção de remédios?
Mesmo usada para fins medicinais, a maconha pode provocar dependência?
Em qual área da medicina o uso da maconha tem se mostrado mais promissor?
Até que ponto a discussão política contamina a pesquisa científica?
O uso do Crack – droga – no momento é um pouco a novela social, porém é uma realidade, um problema social, desagradável, claro.
Quem são os usuários, e por que estariam usando? Em maioria pessoas de baixa renda e meninos de rua; o Crack tem algumas peculiaridades: é barato, vicia logo, é difícil sair dele, e mata rápido.
Há um enorme desconhecimento, ainda, sobre as causas da droga, e às vezes, o discuti-las torna-se publicidade: mais imagem, mais adeptos.
É preciso considerar o inconsciente, seu enorme poder de selecionar os melhores modos tanto para punir o indivíduo, como para cobrar a sociedade, a família, os pais por débitos não pagos.
Qual será a ponta motivacional – inconsciente – para escolher o Crack?
Poderíamos pensar que é o fugaz prazer, uma vítima involuntária entra e não consegue sair! Ou, que é um modo de aplacar a dor da falência! Ou, um meio de preencher o vazio do amor não tido!
De tudo um pouco, mas, talvez, um suicídio com forte contestação social, dizendo: existe um ponto onde o poder é meu; vocês tentaram, mas não conseguiram – me matar –; eu sei faze-lo melhor, e vocês serão impotentes em me salvar: uma ditadura; hei de ser visto! Vocês se curvarão: uma vingança a preço da vida que distribui culpas e medos.
A saída: educação aos pais, casais sadios, mães felizes, esporte, educação à responsabilidade. Não assistencialismo.
Izaias Penso é psicólogo
1 Comentário(s)
[...] químico e não agüenta mais esta vida, peça ajuda agora Motivos que podem levar as drogas Saúde, Maconha aumenta risco de distúrbios psicóticos Sete mitos e mentiras sobre a legalização das drogas Motivos que podem levar as drogas 12 [...]