Ficha de filiação no PV
.Nome:___________________________________ End: ___________________________________ TÃtulo Eleitoral: ___________________________________  Zona:____   Seção:...
Em três anos, o número de delitos em Nova Iorque foi reduzido à metade. O Ãndice de homicÃdios é o menor dos últimos 30 anos.
Para isso, foi utilizada a teoria das janelas quebradas: resolver os problemas enquanto ainda são pequenos.
Dois criminologistas da Universidade de Harvard, James Wilson e George Kelling, publicaram a teoria das “janelas quebradas” em The Atlantic, em março de 1982.
A teoria baseia-se num experimento realizado por Philip Zimbardo, psicólogo da Universidade de Stanford, com um automóvel deixado em um bairro de classe alta de Palo Alto (Califórnia).
Durante a primeira semana de teste, o carro não foi danificado.
Porém, após o pesquisador quebrar uma das janelas, o carro foi completamente destroçado e roubado por grupos vândalos, em poucas horas.
De acordo com os autores, caso se quebre uma janela de um edifÃcio e não haja imediato conserto, logo todas as outras serão quebradas.
Algo semelhante ocorre com a delinquência.
A teoria começou a ser aplicada em Boston, onde Kelling, assessor da polÃcia local, recebeu a incumbência de reduzir a criminalidade no metrô.
- um problema que afastava muitos passageiros, gerando um prejuÃzo de milhões de dólares.
Contudo, o programa não chegou a ser concluÃdo por causa de uma redução orçamentária.
Em 1990, Kelling e Wilson Bratton, foram destinados a Nova Iorque e começaram a trabalhar novamente.
O metrô foi o primeiro laboratório para provar que, se “arrumassem as janelas quebradas”, a delinquência seria reduzida.
A polÃcia começou a combater os delitos menores.
Aqueles que entravam sem pagar urinavam ou ingeriam bebidas alcoólicas em público, mendigavam de forma agressiva ou que pichavam as paredes e trens eram detidos, fichados e interrogados.
As pichações eram apagadas na hora, e os “artistas” não podiam admirá-las por muito tempo.
Após vários meses de campanha, a delinquência no metrô foi reduzida em 75% e continuou caindo de ano para ano.
Após o sucesso no metrô e nos parques, foram aplicados os mesmos princÃpios em outros lugares e em outras cidades.
Não se afirma que os resultados obtidos sejam exclusivos destas medidas, mas a experiência de Nova Iorque repercutiu em todo o paÃs.
Da WEB -
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar.